Paulo Rios Filho é compositor nascido em Salvador, mestre em música, realiza pesquisa em nível de doutorado em composição musical na UFBA, orientado pelo Prof. Dr. Paulo Costa Lima. Em 2007, sua peça O Contrariador, foi incluída no programa da XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea e foi vencedor em duas categorias do I Concurso de Composição Ernst Widmer.
Em 2008, bolsista de composição selecionado para o 39º Festival de Inverno de Campos do Jordão e distinguido com Menção Honrosa no I Concurso Internacional para Jovens Compositores – Cidade de Portimão, em Portugal. Em 2009, premiado com a peça Choro de Estamira, no NE/BAM Brazilian Composers’ Competition, na Holanda, com a peça Mau, no I Concurso de Composição Prof. Fernando Burgos e com a obra O Enigmático Gato de Rimas, no prêmio FUNARTE/XVIII Bienal – categoria “câmara” – do júri da XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no Rio de Janeiro.
No início de 2011, recebeu encomenda do Nieuw Ensemble, renomado grupo de música contemporânea europeu para a composição de uma obra inédita, com estreia em outubro do mesmo ano, na Concertgebouw de Amsterdã. Começou o ano de 2012 com duas encomendas de obras nos EUA, uma da Americas Society, em Nova Iorque, e outra do Orpheus Ensemble, em Fresno (Califórnia); ambas foram estreadas em solo norte-americano em abril de 2013. Entre 2009 e 2010, foi professor substituto da Escola de Música da UFBA, lecionando as matérias de composição, harmonia e contraponto e improvisação. É membro-fundador da OCA – Ofcina de Composição Agora, diretor artístico do Camará e professor da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Berrnardo.