Danilo Freitas Valadão nasceu em 13 de outubro de 1987, em Juazeiro (BA). Entrou para o mundo da música quando arriscou seus primeiros acordes no violão de seu pai aos 12 anos.
Em 2008, ingressou na faculdade de música, no curso de Composição, enquanto ainda cursava o terceiro ano de Direito, tendo abandonado o último ao término do ano para se dedicar somente à música. Foi aluno de grandes nomes como Wellington Gomes, Pedro Kröger ( ambos composição e literatura e estruturação musical), Paulo Costa Lima (Análise), Agnaldo Ribeiro (composição), Flávio José de Queiroz (literatura e estruturação musical), Suzana Kato (violoncelo), Pablo Sotuyo (História da Música), entre outros.
Em 2010 veio seu primeiro grande êxito: compôs sua primeira obra sinfônica, “A Tempestade”, feita para avaliação nas aulas Wellington Gomes e que acabou sendo ganhadora do prêmio máximo da XIX Bienal de Música Contemporânea da Funarte e de lá pra cá tem tido obras executadas em chamadas locais, nacionais e internacionais, trabalhado com trilha para teatro, filmes etc., participado de workshops com grandes nomes do cenário contemporâneo, tais quais, Eric Ewazen (EUA), Felipe Lara, Liduíno Pitombeira, Quarteto MIVOS (EUA), entre outros.
Mais recentemente, junto a outros colegas, coordenou o Festival Internacional Germina.Cciones, criado para incentivar a interação entre compositores e performers, foi selecionado para o 46° Festival Internacional de Campos do Jordão, onde tomou aulas com Aylton Escobar e atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação Profissional da UFBA, fazendo Mestrado em Educação Musical, orientado por Joel Barbosa.