O que é o Camará?
O que é o Camará?
O Camará Ensemble é um grupo de música de Salvador/BA que se dedica à estreia e gravação de obras de compositores brasileiros de música de concerto contemporânea. O grupo conta com a colaboração de mais de uma quinzena de músicos em sua formação, todos ligados à Escola de Música da UFBA. Até outubro de 2012, apenas um ano após a sua fundação, cerca de vinte compositores tiveram obras encomendadas pelo conjunto, que estreou em dezembro de 2011.
O foco do Camará é na música de concerto contemporânea feita por compositores brasileiros e especialmente baianos, pois ela representa um ponto de partida crítico, instigante e sedutor para o ingresso no rico universo da “música erudita” e da música instrumental. Afinal, tratam-se de obras atuais, ligadas aos nossos dias e sobretudo aos movimentos culturais que nos cercam, em diálogo íntimo com toda aquela já conhecida – mas nem sempre bem apresentada, apreciada ou consumida – tradição da “música clássica.”
No final do ano de 2011, com o espetáculo “Música Baiana?”, o Camará fez a sua estreia com a realização de dois concertos e a gravação de um álbum digital; em junho de 2012, outro novo espetáculo – o “sopro em brasa” – foi estreado, dentro da programação do MAB - Música de Agora na Bahia; em setembro do mesmo ano, foi a vez do espetáculo Baião Diluído, onde cinco obras inéditas de compositores de três estados foram apresentadas, todas elas baseadas em canções de Luiz Gonzaga, ou inspiradas no universo cantado pelo Rei do Baião.
Em 2013, o grupo inciou o ano com o espetáculo “Já”, um concerto em homenagem a Jorge Amado, com a estreia de sete obras inéditas dedicadas ao autor baiano, com a participação especial do regente norte-americano Jack Fortner. Em agosto do mesmo ano, realizou o espetáculo “Chão – um concerto solo”, realizado com o apoio do Palacete das Artes Rodin Bahia, é dedicado ao virtuosismo dos integrantes do ensemble, que tem se apresentado sempre em formações maiores do que o quarteto.
Ainda em 2013, marcou presença nos concertos de mestrado do compositor Ataualba Meirelles e da violoncelista Fernanda Monteiro, e no show do cantor e compositor Dimazz, com a Cascadura, tocando o arranjo da canção “A Verdadeira”, faixa gravada em seu último álbum, “Aleluia”.